“Senhor, fazei de mim um instrumento de Vossa paz”. A exemplo de São Francisco de Assis, os religiosos do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento fazem peregrinações, conforme regra prevista na Constituição da família religiosa. Eles são impelidos pelo amor recebido de Deus nas adorações das casas fraternas, momentos de oração, santas missas, e depois enviados dois a dois como lê-se no evangelho o que Jesus fez e São Francisco de Assis ao enviar os irmãos para evangelizar.

No Instituto há duas missões: a peregrina e a eucarística. A peregrina acontece uma vez ao ano e os religiosos geralmente recebem uma formação para depois serem enviados de dois em dois com destino a uma Igreja, Santuário ou Basílica. O trajeto é todo feito conforme a Divina Providência: os religiosos saem a pé com objetos básicos de higiene, pode acontecer de conseguirem carona ou não, dormem em Igrejas ou com os irmãos da rua. O objetivo é sair e testemunhar o evangelho a todos que encontrarem pelo caminho, oferecer-se para adorar Jesus nos sacrários e colocar-se à disposição dos sacerdotes para todo tipo de ajuda nas paróquias. A missão peregrina acontece uma vez ao ano em âmbito nacional. Há ainda casos extraordinários nos quais cada casa fraterna organiza outras peregrinações regionais.

Já a missão eucarística acontece de forma fixa e sem o rigor do despojamento dos bens como na peregrina. Ela ocorre em uma paróquia que solicita missão para desenvolver atividades do carisma, como adoração, pastoral de rua, participação na santa missa, durante uma semana. Além disso, os religiosos saem com pessoas da comunidade para visitar casas de paroquianos. Assim como a missão peregrina, a eucarística ocorre de forma ordinária uma vez ao ano e extraordinária em outros momentos que forem necessários conforme a realidade de cada região.

“A Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua missão: ‘Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária’. (…) Não podemos abeirar-nos da mesa eucarística sem nos deixarmos arrastar pelo movimento da missão que, partindo do próprio Coração de Deus, visa atingir todos os homens; assim, a tensão missionária é parte constitutiva da forma eucarística da existência cristã”. 1

Neste ano, o Instituto já realizou a missão peregrina no mês de agosto. Em anos anteriores, os religiosos foram em missão eucarística a outros locais, um deles a Fazenda da Esperança.

Rezemos para que os religiosos, homens generosos que dedicam suas vidas totalmente a Cristo, possam a exemplo de São Francisco de Assis transmitir a mensagem do Evangelho, o amor a Jesus Eucarístico e aos pobres abandonados de rua.

No mês de outubro, a Igreja Católica comemora o dia desse santo, que é um de nossos patronos. Digamos: São Francisco de Assis, rogai por nós!

Senhor fazei de mim um instrumento de Vossa paz

Onde houver ódio, que eu leve o amor

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão

Onde houver discórdia, que eu leve a união

Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Senhor fazei de mim um instrumento de Tua paz

 

Onde houver erro, que eu leve a verdade

Onde houver desespero, que eu leve a esperança

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria

Onde houver trevas, que eu leve a luz

Mestre, fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado

Compreender, que ser compreendido

Amar, que ser amado

Pois é dando que se recebe

 

É perdoando que se é perdoado

E é morrendo que se vive para a vida eterna

 

1 – Sacramentum Caritatis 84