Onde dormirão os pobres? Essa pergunta é parte de uma das músicas da Toca de Assis. Não há o intuito de respondê-la objetivamente, mas orientar que as pessoas olhem para os irmãos mais pequeninos. Portanto, recordamos: “a finalidade do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, visando à glória de Deus, consiste em exaltar e reparar o Augustíssimo Sacramento do Altar, buscando e promovendo a plena participação do Sacrifício Eucarístico e o seu prolongamento através da adoração. Em aliviar o sofrimento dos pobres abandonados de rua, buscando a restauração de sua dignidade de filho de Deus. E em testemunhar de forma missionária o Santo Evangelho, especialmente o Amor do Verbo Encarnado e Crucificado.”1

Só é possível ir ao encontro do pobre porque há um encontro com o “Jesus Eucarístico que é o Pobre dos pobres, que se desfaz de toda a sua dignidade ao assumir sua aparência de uma frágil partícula de pão, pelo que se coloca aos cuidados do ser humano”. 2

Com a graça e a providência Divina, manifestada através de pessoas generosas, o Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento realizou mais de 60 mil atendimentos em 2018.

Ir ao encontro de Jesus no pobre só é possível porque há vocações para este carisma e leigos e voluntários generosos. Para a formação vocacional dos rapazes, além de oração por esses jovens, o Instituto conta com a ajuda de benfeitores para providenciar materiais formativos e infraestrutura orientados pela Santa Igreja.

O Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento agradece a todos os leigos, benfeitores, voluntários e amigos que ajudam religiosos e vocacionados a “doarem ao pobre a própria vida e Jesus no pobre encontrar”3.

1- Constituição do Instituto dos Filhos da Pobreza:

http://tocadeassisirmaos.org.br/quem-somos/

2- Opção preferencial pela Eucaristia:

https://padrepauloricardo.org/blog/opcao-preferencial-pela-eucaristia

3- Onde dormirão os pobres? (Música da Toca de Assis)