Neste mês mariano, a Fraternidade Toca de Assis comemorou os 25 anos de amor a Jesus Eucarístico e aos pobres abandonados de rua. Leigos e religiosos inflamados pelo amor de Deus não poderiam deixar a data passar em branco: a comemoração aconteceu da melhor forma, na vivência do carisma na cidade de Campinas, onde está o coração da Toca de Assis.

Os dias de comemoração foram 17, 18 e 19 de maio, em que juntos como amigos em um só coração, leigos e religiosos de várias partes do Brasil prestaram homenagens a Nossa Senhora, realizaram pastoral de rua e Adoração a Jesus Sacramentado, participaram de santas missas e momentos de confraternização.

A celebração reflete o que cada religioso vive no cotidiano na família religiosa por amor a Deus, à Igreja e aos pobres: “Amar a vocação é amar a Igreja, é amar o próprio instituto e sentir a comunidade como a verdadeira própria família. Amar de acordo com a própria vocação é amar com o estilo de quem, em cada relacionamento humano, deseja ser sinal límpido do amor de Deus, não usurpa e não possui, mas quer bem e quer o bem do outro com a mesma benevolência de Deus.”1

Que a certeza deste chamado faça brotar muitos corações dóceis ao carisma entre os leigos, os quais têm lugar especial na família Toca de Assis pois são os que levam o amor de Deus em muitos lugares que os religiosos não estão presentes. E assim o carisma se perpetua:

Tua presença me faz buscar o céu
O teu olhar me leva ir além
E nada pode impedir este encontro
Grandes amigos em um só coração

Nossa alegria e dor, uma só comunhão
Nossa história unida diante de Deus
Dia e noite vivendo em adoração
A cada dia renovando o nosso sim
Ainda que muitos não entendam nossa busca
E de loucos todos queiram nos chamar
Adorando e sendo pobres com os pobres
E ninguém vai nos separar do amor de Deus

Tua presença me faz buscar o céu
O teu olhar me leva ir além
E nada pode impedir este encontro
Grandes amigos em um só coração.
Nossa alegria e dor, uma só comunhão
Nossa história unida diante de Deus
Dia e noite vivendo em adoração
A cada dia renovando o nosso sim

1 – Congregação para os Institutos de vida consagrada e as sociedades de vida apostólica – A Vida Fraterna em Comunidade, 1994.

0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 6 =