“Jesus se fez pobre para os pobres” (2Cor 8,9). Nosso Senhor Jesus Cristo é o nosso Salvador, Aquele que se fez pequenino em uma manjedoura só por amor. No pequeno presépio de Belém faltou tudo, Ele esvaziou-se a si mesmo desde o primeiro momento neste Grande Mistério de amor. Como não encher-se de Grande mistério de esperança no Salvador? Nas casas do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento o Natal é esperado por acolhidos e religiosos com grande alegria, em oração e convivência fraterna com amigos e benfeitores.

Na Casa São Pio, em Fortaleza, uma das casas de acolhimento do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, tudo é preparado para o Dia de Natal, com a montagem da árvore, orações, encontro com voluntários e benfeitores que procuram os acolhidos neste grande mistério de esperança no Salvador para os presentar e preparar a festa. Ou seja, o clima desta linda festa toma conta de todo o lar, na Esperança do Salvador que vem pobrezinho para todos os pobres, nesta perfeita caridade.

Na pobreza franciscana de amar, esperar o menino Jesus pequenino e preparar a manjedoura simples, os acolhidos são envolvidos pelo Grande Mistério de Esperança no Salvador ao sentir-se amados por Ele que fez-se pobre pela humanidade.  “Em 1223, São Francisco de Assis criou em Greccio, na Itália, o primeiro presépio da história. Foi um presépio vivo, com moradores da pequena localidade representando o Menino Jesus na manjedoura, Nossa Senhora, São José, os Reis Magos, os pastores e os anjos. Os animais também eram reais: o boi, o burrico, as ovelhas.Não demorou para que a piedosa iniciativa se espalhasse, transformando-se em costume natalino e dando origem aos presépios esculpidos, que se popularizaram nas igrejas por volta do século XVI por obra dos padres jesuítas.”1

Irmãos, enchemo-nos de esperança para a chegada do Salvador que fez tudo por amor por todos nós, os pobres. Vem, Menino Jesus! 

Por fim, a presença dos anjos no presépio evoca o cântico “Glória a Deus nos Céus e paz na terra aos homens de boa vontade”, mencionado nas Escrituras

1- https://pt.aleteia.org/2015/12/15/sao-francisco-de-assis-o-criador-do-presepio/