Do dia 8 a 21 de setembro, 14 religiosos capitulares do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, que são os irmãos do antigo governo Geral e outros de votos perpétuos, estiveram reunidos em Capítulo Geral em Itaici, na cidade de Indaiatuba para o Capítulo Geral da família religiosa. Nesta assembleia, os religiosos ficaram em retiro para avaliar o desempenho do Instituto nos últimos três anos e decidiram os novos rumos até 2022, além de eleger o novo Governo Geral do triênio.

O Capítulo geral apresenta um novo florescer para o Instituto, é um período de análise do que pode ser melhorado tanto espiritual quanto de outras ações, é uma atualização dos rumos sem perder a essência do carisma. Essa assembleia é a maior autoridade do Instituto, abaixo apenas do bispo e do Papa. Por isso, tamanha é a importância para a perpetuação do carisma e sua influência na vida de tantas pessoas ligadas a esta obra de Deus.

“Todos os organismos do Instituto são revistos, desde a eleição do Governo Geral tanto os que compõem a nossa Cúria, como é o caso dos setores administrativo, vocacional, formação institucional, apostolado, economia e outros projetos importantes. O Capítulo é a maior autoridade de um Instituto. Ele rege toda a vida da família religiosa e mantém organizada a vida institucional, as formas de manifestação do carisma. Por ser a autoridade máxima, ele impõe normas para vivência de forma clara, bem planejada, projetada. São irmãos eleitos que estão reunidos para responder sobre as novas urgências do Instituto. Por isso, a importância deste para toda a Instituição”, relata Irmão Francisco da Cruz, religioso capitular.

Nesse período pós Capítulo Geral algumas mudanças acontecerão e poderão ser vistas por leigos, religiosos, amigos e benfeitores do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento. Pedimos orações de todos para que as decisões tomadas pelos religiosos capitulares sejam guiadas da melhor forma possível sem perder a essência do carisma confiada a eles pelo próprio Deus e todos possam viver com o coração em comunhão.

Acolhamos o novo Governo Geral:

Ministro Geral – Irmão Belém da Virgem de Israel

Custódio Geral (1º Conselheiro) – Irmão Petrus Maria do Santo Sacrifício do Altar

2º Conselheiro – Irmão Cordeiro Humilis Maria do Madeiro da Cruz

3º Conselheiro – Irmão Joel Maria do Preciosíssimo Sangue de Cristo

4º Conselheiro – Irmão Carlos de Jesus

5º Conselheiro – Irmão Rafael do Imaculado Coração de Maria