“Amar-Te nos sofredores, Adorar-Te em Teu altar” é a missão do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento recebida de Jesus Cristo, a qual manifesta-se no compromisso com a Santa Igreja Católica e os irmãos mais pequeninos. A casa fraterna de Londrina, por exemplo, é uma das missões que reúne todas as atividades do carisma do Instituto: adoração, santa missa, formação inicial ao Instituto, acolhimento permanente e pastoral de rua (apostolado com os pobres).

A casa fraterna Recanto Sagrado Coração de Jesus está na cidade de Londrina há 15 anos completados em 11 de maio e 3 meses. Nela, atualmente, moram 5 jovens aspirantes, 6 religiosos professos e 15 irmãos acolhidos. Além dos residentes da casa, ainda participam das atividades leigos generosos que se identificam com o carisma e já fazem parte da família religiosa. Destes, um grupo de leigos tomam café da manhã com religiosos e irmãos acolhidos todas as quartas-feiras. Esses leigos fieis ao chamado de Deus, fazem parte da família há 15 anos e além da convivência dos cafés da manhã, comprometem-se com o pagamento das contas de água e luz nesses longos anos.“Somos um grupo de leigos de 5 a 10 pessoas que participa dos cafés da manhã e ajuda em outras necessidades da casa. Para nós é uma alegria poder ajudar, quantas pessoas Jesus poderia chamar para cuidar dos filhinhos dele e nos chamou. Ficamos muito felizes com isso”, disse o leigo “Chefe” Taico.

A pastoral de rua de leigos e de religiosos é realizada quinzenalmente. A Santa Missa celebrada na casa às segundas, quintas e sextas-feiras. Há ainda as 40 horas de Adoração mensalmente da qual Deus dá resposta para as diversas necessidades da missão. “Durante um período da missão em Londrina a comunidade religiosa reunida percebeu a importância diante de toda história que existe, a necessidade de ter uma casa própria do instituto. Sendo assim o Irmão Petrus guardião da época teve a inspiração de instituir as 40 horas de adoração em uma atitude de súplica ao senhor Jesus o Santíssimo Sacramento na esperança de conseguir esta graça. Foi realizado o convite aos leigos via telefone, que prontamente atenderam a essa inspiração e deu-se inicio a vigília das 40 horas. A prática das 40 horas de Adoração espalhou-se depois para todas as casas do Instituto”, destacou o Irmão Cirineu, ecônomo da missão de Londrina.

Origem das 40 horas de Adoração1

Na Idade Média (pelo menos desde o século X), difundiu-se em muitos lugares a devoção ao Santo Sepulcro do Salvador. Mantinha-se este erigido desde a Adoração da Cruz, na Sexta-Feira Santa, até a Missa de Ressurreição do Domingo de Páscoa. Durante este tempo (cerca de 40 horas) os fiéis oravam diante dele, recitando ou cantando salmos e outras preces, em memória e reconhecimento da morte e sepultura do Senhor, que também esteve no Sepulcro cerca de 40 horas, segundo fundada opinião. (…)

A devoção difundiu-se ao longo dos séculos. Por fim, o famoso pregador Pe. José de Fermo promoveu, nos anos 1537 e 1538, a instituição da Adoração Perpétua nas igrejas de Milão, pela qual nestas se sucedia, sem interrupção, a celebração das 40 Horas.

Santo Inácio de Loyola, com os seus, levou esta devoção a Roma. Foram também os jesuítas que a introduziram na Alemanha.

Paulo V a aprovou por primeira vez em 1539, e Clemente XI ordenou definitivamente seu rito, estabelecendo-a em Roma, em turno de Adoração Perpétua, mediante a famosa Instrução Clementina, publicada em 1705.

Da capital do orbe católico, estenderam-se as 40 Horas por todo o mundo.

O Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento tem o costume de celebrar esta santa devoção. Caso queira participar, entre em contato com a casa mais próxima e fique por dentro da programação: http://tocadeassisirmaos.org.br/onde-estamos/

Doações

O Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento (Toca de Assis Londrina- Irmãos) vive da Divina Providência, por isso conta com a ajuda de pessoas generosas, para ajudar nas despesas da casa, religiosos e leigos produzem também cerca de 480 pães caseiros por mês para venda em quatro paróquias da região.

Para ajudar com doações de alimentos, materiais de limpeza ou em outras realidades, entre em contato:

Recanto Sagrado Coração de Jesus

Rua Sagitário, 243

Jardim do Sol //CEP 86070-300

Londrina / Paraná

(43) 3361-4105

(43) 9 9623-0752 (whatssapp)

email: elondrina@filhosdapobreza.org

AG 4084 OP:  003 C/C: 1262-2

CNPJ: 18.043.864/0003-18

1 – (Pe. José Vendrell, Pe. Antonino Tenas, Pe. Pedro Farnés, Pe. Joaquín Solans, “Manual Litúrgico” – Subirana, Barcelona, 1955, 2º vol., pp. 351-352, 189-390): http://tocadeassis.org.br/de-olho-na-rua/ver/49/40-horas-de-adoracao