A expressão do nosso carisma de acolhimento na Casa São Pio em Fortaleza

“Na raiz do Evangelho da misericórdia, o encontro e a recepção do outro entrelaçam-se com o encontro e a recepção de Deus: acolher o outro é acolher a Deus em pessoa!”1, disse o Papa Francisco.  O acolhimento é uma expressão do nosso carisma. Ao acolher os irmãos, acolhemos o próprio Cristo, dando a eles a dignidade humana e de filhos amados de Deus.

Em Fortaleza, na casa São Pio, ramo masculino da Fraternidade Toca de Assis administrada pelos religiosos do Instituto dos Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento, o acolhimento a homens idosos que moravam nas ruas acontece desde 2003. Atualmente, a casa conta com 15 vagas e tem 12 acolhidos. O atendimento visa a restauração espiritual e física dos nossos irmãos idosos até que eles sejam encaminhados para outro abrigo ou reinseridos ao convívio com a família.

A cada pastoral, contato com outras instituições, vivência na rua, os religiosos observam as necessidades e o perfil dos irmãos. É a partir desta análise que são vistos quais homens idosos estão dispostos a morar na Casa São Pio, avaliando também se a realidade da residência está apta a acolhê-lo.

Ao adentrar da Casa e fazer parte da família, o idoso restaura a dignidade de filho de Deus. O Irmão Emaús, religioso da Toca de Assis Fortaleza, disse: “Nosso desejo é acolher cada vez mais pessoas da rua, restaurar a dignidade e reinserir o idoso no convívio da sociedade”.

Ao longo desses quase 16 anos, a casa tem muita história para contar, de homens acolhidos que mudaram de vida e transformaram a dos religiosos. O senhor Brasilino é um deles, um homem que vivia a trabalhar com seu carrinho de papelão no bairro Passaré, onde fica a casa São Pio. Após a abordagem, o Brasilino morou um ano e meio com nossa família em Fortaleza e os religiosos cuidaram da saúde física, espiritual, providenciaram os documentos. Hoje, ele mora em outro abrigo na cidade.

Ainda há alguns que estão na casa São Pio desde do início. Um deles é o senhor Serginho que ingressou na Toca de Assis Fortaleza junto com a irmã dele, a Helena, acolhida na casa feminina. Nas palavras do próprio Irmão Emaús, apresentamos o Sérgio, uma graça de Deus na vida de todos: “Sérgio, um homem que traz em si os traços e feições de um doce menino, levado, carinhoso, atencioso, disposto e sempre solícito a todos. Ele gosta de ajudar no trabalho da cozinha, limpeza do quintal, a atender a todos que visitam a casa fraterna, mesmo com dificuldade na fala. Sérgio é este jovenzinho que em um sorriso reflete a ternura de Deus a todos, sem distinção”.

Para manter a casa e a acolhida dos irmãos, dependemos da ajuda da Divina Providência manifestada por meio de pessoas generosas. O gesto de amor pode vir na forma de uma visita aos nossos idosos, por doação de alimentos e roupas. Entre em contato pelo (85) 3291-5485 e saiba como ajudar.

  1. MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O DIA MUNDIAL DO MIGRANTE E DO REFUGIADO 2016 – 17 de Janeiro de 2016]