As casas fraternas do Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento formadas somente por leigos são uma das realidades da família religiosa. Pessoas casadas ou as solteiras vocacionadas ao matrimônio realizam diversas atividades em consonância com o carisma: Adoração a Jesus Sacramentado e amor aos pobres de rua na busca da santidade do leigo na igreja. A missão da Toca de Assis em Natal (Casa Nossa Senhora Mãe dos Pobres), Rio Grande do Norte, é um desses casos.

Na casa Nossa Senhora Mãe dos Pobres há leigos generosos, cheios do amor de Deus, que mantém a missão por nove anos. Dentre as atividades desenvolvidas estão pastoral de rua, atendimento aos irmãos em situação de rua e refugiados, encaminhamento à casas de recuperação, natal dos pobres, e claro, com o essencial: Adoração ao Santíssimo Sacramento, Santa Missa, cenáculo e outros momentos de oração.

As pastorais de rua da missão são realizadas a cada 15 dias, há ainda manhã de convivência uma vez ao mês, atendimento à crianças carentes e aos refugiados. Além de Adoração mensal na Igreja São João Batista e missa na casa.

Histórico

A missão iniciou na cidade de Natal há nove anos com as irmãs do Instituto Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento. Após a saída das religiosas, uma das leigas assumiu as atividades com o acompanhamento do bispo local.

A persistência dos leigos, a fidelidade ao carisma e aos momentos de oração resultaram em maior apoio da comunidade local e do bispo. Por isso, foi cedida  uma casa para desenvolvimento de algumas atividades e, logo após isso, há dois anos e meio, uma casa foi doada pelo bispo para uso exclusivo da Toca de Assis Natal.

Os leigos da missão inauguraram recentemente, em 13 de dezembro de 2019, uma Capela na casa, o que é uma grande graça a todos, para intensificar as Adorações ao Santíssimo Sacramento e outros momentos de oração.

Natal dos Pobres

O evento dos Natal dos pobres mobiliza toda a cidade para ajudar na realização de um dia de convivência e diversos serviços prestados aos nossos irmãos mais pequeninos, além dos essenciais momentos de evangelização.

O Natal dos pobres acontece todos os anos no local chamado granja dos padres e reúne cerca grande número de irmãos em situação de rua.

Doações

O Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento (Toca de Assis Natal – irmãos) vive da Divina Providência, por isso conta com a ajuda de pessoas generosas.

Informações sobre doações de alimentos, materiais de limpeza ou ajuda com outras realidades, pedimos que entre em contato:

Casa Nossa Senhora Mãe dos Pobres

Endereço Rua Xavier da Silveira, 1024, Morro Branco,

Natal, RN

Contato: (84) 98844-9799