Alegria da Minha Juventude

“Ouvi a Tua voz por isso estou aqui. Senti o teu chamado então me decidi”1. Como responder ao chamado à vida religiosa no Instituto Filhos da Pobreza do Santíssimo Sacramento? O jovem, de 16 a 34 anos, vocacionado à vida religiosa percorre cerca de cinco anos antes de professar os votos temporários.

inicia-se no período de acompanhamento vocacional. A primeira experiência formativa vocacional ao ser admitido ao Instituto consiste em conhecer o carisma porque ao perceber o chamado passa um mês em uma de nossas casas fraternas, a qual chama-se “Provai e Vede” porque neste período o jovem terá a vivência da vida fraterna, espiritualidade eucarística, lectio divina e apostolado.

O aspirantado acontece nas casas fraternas de Fortaleza e Londrina, e durará um ano, no qual será estudada a primeira parte do catecismo, formação carismática, que compreende a missão peregrina e eucarística, quaresma de São Miguel, leitura dos livros sobre os patronos do Instituto, São Francisco de Assis, São Padre Pio, Santa Catarina de Sena. E formação humana, dignidade da pessoa, afetividade e sexualidade.

Esta é a segunda etapa formativa, na casa fraterna Santo Antônio, no Rio de Janeiro, portanto o jovem faz a experiência de dois anos porque a formação aprofundada com a vivência do carisma. Já a terceira e última etapa antes dos votos temporários é o noviciado que é vivenciado em Pirassununga e o rapaz passa por um processo de autoconhecimento.

Marcus Cardoso de Oliveira, jovem vocacionado que está na etapa do noviciado. Como é o processo de decisão, relacionamento com a família e a decisão de seguir o chamado de Deus. Eu sou de Engenheiro Caldas, em Minas Gerais, e fiz meu Provai e Vede na casa de Sete Lagoas e de Londrina entre o final de 2014 e início de 2015. Ainda em 2015, iniciei o aspirantado em Londrina. Em 2016, o postulantado na mesma casa fraterna e após o período de férias continuei esta etapa formativa no Rio de Janeiro.

Estou desde 29 de setembro de 2017 em Pirassununga, período que há vida um aprofundamento do autoconhecimento e escolha do nome de consagrado. Em todo o período formativo tive por formadores os Irmãos Mateus, Vaticano, Belém, Pedro e Cordeiro. O mais difícil foi a aceitação da família pela minha escolha de largar a faculdade e o emprego.

Após o noviciado, o religioso professa os votos temporários com aprofundamento nos documentos da Igreja e os que os Institutos lançarão.

Aos jovens que queiram dar o primeiro passo para lançar-se a este amor, acessem: http://tocadeassisirmaos.org.br/vida-consagrada.

1 – Alegria da Minha Juventude (Toca de Assis)