Leigos

ESCLARECIMENTO DA VOCAÇÃO DE LEIGO

O que é ser um amigo da Toca?

Simpatiza com o carisma, ajuda a Toca e participa de acordo com as suas possibilidades. Visita periodicamente a casa e se coloca a disposição para eventuais necessidades como, por exemplo: promoções, eventos, e serviços em geral.  Aqui a pessoa pode fazer trabalhos voluntários.

O que é ser um benfeitor da Toca?

Assume o compromisso de contribuir financeiramente com um valor mensal para que a missão possa cuidar dos pobres e dos religiosos nas suas necessidades. Auxilia na providência de recursos, doações e reparos para o bom andamento e manutenção da casa. O benfeitor recebe mensalmente a revista Toca de Assis em sua casa para acompanhar os trabalhos da Fraternidade.

O que é ser um leigo da Toca?

Sente um chamado e identifica-se com o carisma: ser adoração ao Santíssimo Sacramento e amor aos Pobres abandonados de rua. Vive a Espiritualidade, na medida do possível, em seu dia a dia e assume, com assiduidade, comprometendo-se diante da fraternidade nas atividades desenvolvidas e promovidas, com vivência fraterna, conhecimento das necessidades e funcionamento da missão. Ser Toca de Assis no trabalho, estudo e família, dando testemunho do carisma e levando mais pessoas a adorar Jesus e amar os pobres. O leigo é a “ponte” entre religiosos, amigos e benfeitores, deve auxiliar nessa comunicação. Buscando a sua santificação pessoal e sendo luz para o mundo.

O que são os fiéis leigos?

São aqueles que procuram o Reino de Deus ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem a vida normal no mundo, estudam, trabalham, estabelecem relações amigáveis, sociais, profissionais, culturais, etc.

O “mundo” torna-se assim o ambiente e o meio da vocação cristã dos fiéis leigos, pois também ele está destinado a dar glória a Deus Pai em Cristo. Estes não são chamados a deixar o lugar que ocupam no mundo. São chamados por Deus para que aí, exercendo o seu próprio ofício, inspirados pelo espírito evangélico, contribuíam para a santificação do mundo a partir de dentro como o fermento, e deste modo, manifestem Cristo aos outros, antes de mais pelo testemunho da própria vida, pela irradiação de sua fé, esperança e caridade. (DOCUMENTO: CHRISTIFIDELES LAICI n.15)

Quer conhecer mais sobre os leigos da Toca de Assis Irmãos?

Inscreva-se em nosso canal e acompanhe

Para maiores esclarecimentos e solicitações entre em contato conosco pelo email: [email protected]